quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Riscos para o Estado Nutricional do Idoso

O idoso tem algumas necessidades alimentares que se não forem supridas pode desenvolver um estado nutricional deficiente, acarretando prejuízo em seu sistema psicomotor.  

Os fatores que influenciam o estado nutricional do idoso são inúmeros, mas vamos aqui discorrer sobre os principais:
  • Ingestão inadequada de alimentos: este fator é um dos mais observados entre os idosos. A forma de preparo, o baixo poder econômico, diminuição no paladar e deficiência na mastigação pode levar o idoso a preferir e/ou excluir determinados alimentos, o que pode desenvolver tanto a obesidade como a desnutrição.
  • Pobreza: o baixo poder econômico está relacionado com o estado nutricional pela dificuldade em ter acesso aos alimentos, o que leva o idoso a uma pequena variedade de escolha.
  • Saúde oral: o declínio da saúde oral na população idosa está relacionado ao aumento da cárie, a infecções na gengiva, utilização de próteses dentárias mal ajustadas e diminuição na saliva (xerostomia).
  • Fatores psicossociais: a relação do idoso com o alimento pode ser afetada por desordens afetivos e sociais. Isolamento, depressão, baixa estima, fragilizam o idoso e influenciam em suas escolhas alimentares. O idoso pode agir reduzindo a quantidade ingerida ou não se interessando em se alimentar, consumindo mais alimentos industrializados de rápido preparo.
  • Deficiências motoras: dificuldades de visão ou locomoção, devido a problemas articulares, tremores, constituem uma limitação para o preparo e realização das refeições, contribuem para uma ingestão calórica menor.
  • Doenças crônico-degenerativas: o surgimento de doenças como diabetes, pressão alta, cardiopatias, entre outras, leva o indivíduo a diminuir ou excluir grupos alimentares, o que se não for feito de maneira correta afetará o seu estado nutricional.
Com um bom acompanhamento profissional estes riscos podem ser prevenidos ou corrigidos, mas uma pequena observação no comportamento e necessidade do idoso pode fazer grande diferença em seu estado nutricional. Vamos cuidar um pouco mais da saúde nesta fase da vida.
 
Dúvidas? Sugestões? Nos escreva, teremos o maior prazer em responder. Email de contato: joselit@bol.com.br.
 
Abraço, 
 
 
 
 
 
         



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário