quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Fibras Alimentares


As fibras alimentares estão nas estruturas intercelulares dos vegetais, frutos e sementes, os quais não são digeridos pelas enzimas digestivas do trato gastrointestinal dos seres humanos. 

Com a maior oferta de alimentos industrializados, o consumo de fibra com o passar dos tempos foi diminuindo, sendo os alimentos integrais substituído por alimentos refinados.

No entanto, o consumo das fibras alimentares, em quantidade adequada, são de extrema importância para a prevenção de doenças crônicas, tais como doenças do coração, alguns tipos de câncer, obesidade e outras.

As diversas propriedades das fibras, tais como reter água, a viscosidade, a capacidade de absorver os ácidos biliares, ajuda na redução de colesterol, no controle de glicose e no bom funcionamento do intestino grosso.

A ingestão diária recomendada é de 25 a 30g/dia, que podem ser adquiridas através da ingestão de frutas, verduras e cereais. Por isso, não esqueçam de adicioná-los a sua dieta diária.

Sugestões de alimentos ricos em fibras para o seu lanche:
  • 01 fruta, como maçã com casca;
  • 01 iogurte natural com 01-2 colheres de sopa de aveia;
  • Suco de cenoura, laranja e beterraba sem coar.
O importante é diversificar sua alimentação, quanto mais o consumo de frutas e verduras, mais fibras, vitaminas e minerais você irá usufruir.

Saúde!!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário