terça-feira, 8 de novembro de 2016

Os Carboidratos na alimentação do Idoso

Os carboidratos são fontes de energia para todas as nossa atividades diárias. Até mesmo quando estamos em repouso. Por isso, sua importância na alimentação.

Mas durante a terceira idade, talvez não iremos precisar da mesma quantidade como na idade juvenil ou adulta, dependendo do ritmo de vida que tenha o idoso.

Os carboidratos devem corresponder aproximadamente 55 a 65% de nossa ingesta calórica diária, preferencialmente os chamados complexos, para que a sua liberação de glicose seja gradual. Lembrando que muitas pessoas acima de 60 anos podem apresentar diabetes, problemas do coração e obesidade, o que intensifica a qualidade dos carboidratos ingeridos.

Dietas com baixo teor de carboidratos podem promover a perda de peso e um controle maior nas taxas sanguíneas de glicose e triglicerídes, mas isso tem que ser avaliado com um profissional de nutrição para observar se há necessidade deste procedimento. Sem falar, que ao retirar esse grupo alimentar por conta própria, o indivíduo pode desenvolver desnutrição e diminuir sua capacidade psicomotora.

Os idosos podem apresentar alterações na síntese, secreção e absorção da glicose, precisando assim rever qual a quantidade de carboidratos por eles necessitados. Muitos nesta etapa da vida substituem o açúcar por adoçantes artificiais, o que dependendo do caso, pode ser mais prejudicial que se estivesse utilizando o próprio açúcar.

Cada indivíduo é único e suas necessidades de carboidratos também. Mas uma coisa é certa, diminuir a ingesta de alimentos ricos em carboidratos simples, como doces, chocolates, açúcar, pudins, pão branco, entre outros e substitui-los por carboidratos complexos, como mandioca, batata doce, alimentos integrais, entre outros, é uma maneira de minimizar os problemas de saúde causados por este primeiro grupo de alimentos.

Se tem dúvida quanto a quantidade e qualidade que deve ingerir, procure um profissional de Nutrição que irá orientá-lo e indicar os alimentos necessários para ter uma boa alimentação e melhor qualidade de vida. Podendo prevenir ou tratar doenças já existentes.

Um excelente dia!!



    

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário