quinta-feira, 31 de agosto de 2017

31 de agosto: Dia do Nutricionista


Como é bom fazer o que gosta, pois transforma cada dia de trabalho em diversão. 

Dedicação, aprendizado e muito carinho envolve tudo que fazemos para melhorar a vida de um paciente/cliente.

Ser nutricionista é tão bom, tão admirável, que hoje vários outros profissionais ou "ditos" profissionais estão tomando pra si algo que só pertence ao Nutricionista: prescrição de dieta.

Eu amo o que faço e cada dia é um desafio, uma busca por aprendizado para cuidar daqueles que nos procuram, para amenizar suas queixas, tirar suas dúvidas e oferecer uma melhor qualidade de vida.

A luta não é fácil, mas não está fácil para ninguém. O segredo do sucesso é acreditar no seu potencial, estudar e perseverar. Já disseram que sucesso é relativo e pessoal. Eu me sinto feliz a cada agradecimento recebido, a cada paciente/cliente satisfeito e retomando sua auto estima. E aprender que pode recomeçar sempre. Mesmo dando umas "escapadinhas".

Eu sou feliz e, às vezes, me sinto realizada, mesmo tendo muita coisa para aprender/fazer/sonhar. 

Hoje minha mãe me disso que enquanto batermos os olhos, devemos continuar sonhando, lutando em busca do que desejamos. Nada de desânimo, nada de se sentir vencida. Coragem, fé e garra. A luta será hoje, amanhã e sempre!

Feliz dia a todos os colegas Nutricionistas pela passagem do nosso dia!!

Sucesso a todos!!


Consultório: Rua Dias Cabral, 264, Centro
Marcação de consultas: (82) 3221-6201
Maceió - Alagoas

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Dia Nacional de Combate ao Colesterol


O colesterol apesar de sempre ser visto como vilão e prejudicial ao coração, ele é essencial ao organismo também. 

O colesterol é um componente essencial das membranas estruturais de todas as células. É encontrado também em altas concentrações nas glândulas supra-renais, aonde os hormônios adrenocorticais são sintetizados, e no fígado, aonde é sintetizado e estocado.

Este lipídio participa também da biossíntese de uma série de esteróides importantes, como os ácidos biliares e hormônios sexuais.

Porém, em excesso, ele causa bastante danos ao indivíduo, principalmente contribuindo para o surgimento de doenças do coração.

A doença cardíaca coronária resulta de uma ausência de fluxo de sangue nos vasos sanguíneos e sua principal causa é a aterosclerose, que por sua vez tem como uma das causas para o seu desenvolvimento o acúmulo de lipídeos e colesterol nas paredes das artérias. 

A população que consome dieta rica em gorduras saturadas (de origem animal) tem nível de colesterol sanguíneo mais alto e risco de doenças cardíacas. Um nível de colesterol sanguíneo menor que 200mg/dL é considerado desejável, 200 a 239mg/dL é limite alto e maior que 240mg/dL é um colesterol sanguíneo elevado ou hipercolesterolemia.

Mais alguns cuidados na alimentação e modificações no estilo de vida do indivíduo que tenha colesterol sanguíneo elevado pode ajudá-lo a diminuir esta taxa:

  1. Diminua o consumo de óleo, manteiga, margarina e de gorduras em geral;
  2. Evitar refeições hipercalóricas e hiperlipídicas, excluindo alimentos e/ou preparações como panelada, feijoada, mão de vaca, torresmo, sarapatel, churrasco, picanha, linguiça, carnes gordas e vermelhas, peixes defumados e gordos, pele de galinha, carne de ganso, carne de porco e frituras;
  3. Evitar alimentos e/ou preparações excessivamente salgadas: picles, mostarda, ketchup, molho inglês, bacalhau, patê, queijos salgados, batata frita, carnes enlatadas, sopas prontas, molhos comerciais, salsicha, mortadela, salame, paio;
  4. Evitar os alimentos ricos em colesterol: maionese, pato, vísceras (fígado, dobradinha, mão de vaca), creme de leite, pão de queijo, biscoitos amanteigados e recheados, tortas confeitadas, camarão, siri, ovas de peixe, chantilly, carnes gordas (porco, costela, rabada, etc);
  5. Prefira as carnes cozidas, sem o molho ou assadas ou grelhadas em vez de fritas;
  6. Prefira as carnes brancas (peixes, aves sem pele);
  7. Consuma as frutas inteiras e, quando for possível, com as cascas, em vez de sucos ou de frutas descascadas. Prefira os vegetais crus e cozidos em vez de refogados em óleo ou margarina;
  8. Retire sempre a pele e a gordura visível das carnes;
  9. Coma uma variedade de alimentos saudáveis todos os dias (frutas, legumes, cereais, leite, leguminosas, hortaliças, carnes) com moderação.
  10. Evite produtos com gorduras trans e/ou hidrogenada;
  11. E pratique uma atividade física;
  12. Faça exames bioquímicos regularmente, no mínimo uma vez por ano;
  13. Procure um médico e veja se é necessário o uso de medicamentos pra o controle do colesterol;
  14. Procure um(a) nutricionista para fazer sua dieta de acordo com suas necessidades, às vezes, fazendo por conta própria, pode agravar ainda mais o problema de saúde.


No mais, saúde a todos!!


Consultório: Rua Pedro Monteiro, 178, Centro
Maceió - Alagoas

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Dia Mundial da Saúde


Saúde, bem necessário para uma boa qualidade de vida. E com pequenos atos em nosso dia a dia, conseguimos viver de forma mais plena.
 
A prática de atividade física, escolha de alimentos mais saudáveis, possuir um hobby, passar mais tempo com os amigos e familiares, trabalhar no que gosta, são coisas que nos deixam felizes.
 
Cuide da sua saúde fazendo os check up clínico anual, e fazendo o que citamos acima. A saúde é prioridade em nossas escolhas. Não maltrate seu corpo com consumo de coisas nocivas, cuide dele com mais carinho e amor, pois ele é único.
 
E se você quiser cuidar do seu corpo através da reeducação alimentar, colocar em prática sua meta de 2017 em cuidar melhor da saúde, nos procure e marque uma consulta. Ficaremos muito feliz em te ajudar.
 
Mais saúde a todos!!
 
 
 
Consultório: Rua Dr. Pedro Monteiro, 178, Centro
Contato: 82 98804-2111. Maceió - Alagoas

terça-feira, 6 de junho de 2017

I Ciclo de Palestras em Nutrição da ALNUT

Confirmado!!

Vem aí o I Ciclo de Palestras em Nutrição da Associação Alagoana de Nutrição com o tema: "Nutrição Esportiva nas diferentes modalidades".

O evento acontecerá no dia 10/06/17 das 9h-12h no Centro Universitário Tiradentes (UNIT) nas salas 46/47 do Bloco D.

Um trio de peso estará compartilhando suas experiências cotidianas. Paulliana Buarque com os atletas de corrida, Joelma Marinho com os atletas de olimpíadas e Rinaldo Caporal com os atletas de jiu-jitsu.

Para associados da Alnut o evento será gratuito e para não sócios no valor de 20 reais.

Haverá entrega de certificado com carga horária de 3 horas.

Inscreva-se já!  Vagas Limitadas!

Informações (82) 99997.1427.

Inscrições no link https://goo.gl/forms/4uMRNv9Qs4qzRtyn2

terça-feira, 2 de maio de 2017

Vitamina C




As vitaminas são uma classe de compostos orgânicos complexos encontrada em pequenas quantidades na maioria dos alimentos. São essenciais para o bom funcionamento de muitos processos fisiológicos do corpo humano, por isso os alimentos ricos nestes micronutrientes não podem ficar fora de suas refeições.



A vitamina C ou ácido ascórbico é um importante antioxidante, pois protege as células do processo oxidativo, que contribui para a morte das mesmas.



Quimicamente, o ácido ascórbico é um material branco, hidrossolúvel e cristalino, e estável na forma seca. Quando em solução, pode ser facilmente oxidado, especialmente quando exposto à luz e ao calor. Por esse motivo, aconselhamos o consumo imediato de um suco de laranja ou limão, por exemplo. Mas o congelamento rápido e refrigeração ajudam a manter essa vitamina.



As fontes do ácido ascórbico são predominantemente as frutas e hortaliças, que podem sofrer diferenciação no conteúdo da vitamina devido ao seu estado de maturação e condições em que foram armazenadas.



A vitamina C é absorvida no trato digestivo e logo transportada para os tecidos e sangue. A recomendação desta vitamina é de 60mg por dia para indivíduos saudáveis. Em altas concentrações pode ser eliminada pela urina, mas também podem formar cálculos de uratos, oxalato ou cistina nos rins.



Felizmente a vitamina C tem vários benefícios, entre eles: produção e manutenção do colágeno, reduz infecções, participa do processo de cicatrização, ajuda na absorção de ferro, tem ação antioxidante juntamente com as vitaminas E e A. Por esses e outros benefícios não deixe de fora de suas refeições alimentos ricos nesta vitamina, como frutas (laranja, limão, abacaxi, caju, tangerina, goiaba, kiwi, etc.) e hortaliças/verduras (abóbora, alho, cebola, pimentão, tomate, etc.).



Lembre-se: quanto mais variada sua alimentação, mais nutrientes você consumirá. Faça da alimentação saudável o modo de prevenir ou retardar doenças.



Saúde!

 Consultório: Rua Pedro Monteiro, 178, Centro
Maceió - Alagoas