terça-feira, 8 de agosto de 2017

Dia Nacional de Combate ao Colesterol


O colesterol apesar de sempre ser visto como vilão e prejudicial ao coração, ele é essencial ao organismo também. 

O colesterol é um componente essencial das membranas estruturais de todas as células. É encontrado também em altas concentrações nas glândulas supra-renais, aonde os hormônios adrenocorticais são sintetizados, e no fígado, aonde é sintetizado e estocado.

Este lipídio participa também da biossíntese de uma série de esteróides importantes, como os ácidos biliares e hormônios sexuais.

Porém, em excesso, ele causa bastante danos ao indivíduo, principalmente contribuindo para o surgimento de doenças do coração.

A doença cardíaca coronária resulta de uma ausência de fluxo de sangue nos vasos sanguíneos e sua principal causa é a aterosclerose, que por sua vez tem como uma das causas para o seu desenvolvimento o acúmulo de lipídeos e colesterol nas paredes das artérias. 

A população que consome dieta rica em gorduras saturadas (de origem animal) tem nível de colesterol sanguíneo mais alto e risco de doenças cardíacas. Um nível de colesterol sanguíneo menor que 200mg/dL é considerado desejável, 200 a 239mg/dL é limite alto e maior que 240mg/dL é um colesterol sanguíneo elevado ou hipercolesterolemia.

Mais alguns cuidados na alimentação e modificações no estilo de vida do indivíduo que tenha colesterol sanguíneo elevado pode ajudá-lo a diminuir esta taxa:

  1. Diminua o consumo de óleo, manteiga, margarina e de gorduras em geral;
  2. Evitar refeições hipercalóricas e hiperlipídicas, excluindo alimentos e/ou preparações como panelada, feijoada, mão de vaca, torresmo, sarapatel, churrasco, picanha, linguiça, carnes gordas e vermelhas, peixes defumados e gordos, pele de galinha, carne de ganso, carne de porco e frituras;
  3. Evitar alimentos e/ou preparações excessivamente salgadas: picles, mostarda, ketchup, molho inglês, bacalhau, patê, queijos salgados, batata frita, carnes enlatadas, sopas prontas, molhos comerciais, salsicha, mortadela, salame, paio;
  4. Evitar os alimentos ricos em colesterol: maionese, pato, vísceras (fígado, dobradinha, mão de vaca), creme de leite, pão de queijo, biscoitos amanteigados e recheados, tortas confeitadas, camarão, siri, ovas de peixe, chantilly, carnes gordas (porco, costela, rabada, etc);
  5. Prefira as carnes cozidas, sem o molho ou assadas ou grelhadas em vez de fritas;
  6. Prefira as carnes brancas (peixes, aves sem pele);
  7. Consuma as frutas inteiras e, quando for possível, com as cascas, em vez de sucos ou de frutas descascadas. Prefira os vegetais crus e cozidos em vez de refogados em óleo ou margarina;
  8. Retire sempre a pele e a gordura visível das carnes;
  9. Coma uma variedade de alimentos saudáveis todos os dias (frutas, legumes, cereais, leite, leguminosas, hortaliças, carnes) com moderação.
  10. Evite produtos com gorduras trans e/ou hidrogenada;
  11. E pratique uma atividade física;
  12. Faça exames bioquímicos regularmente, no mínimo uma vez por ano;
  13. Procure um médico e veja se é necessário o uso de medicamentos pra o controle do colesterol;
  14. Procure um(a) nutricionista para fazer sua dieta de acordo com suas necessidades, às vezes, fazendo por conta própria, pode agravar ainda mais o problema de saúde.


No mais, saúde a todos!!


Consultório: Rua Pedro Monteiro, 178, Centro
Maceió - Alagoas

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Dia Mundial da Saúde


Saúde, bem necessário para uma boa qualidade de vida. E com pequenos atos em nosso dia a dia, conseguimos viver de forma mais plena.
 
A prática de atividade física, escolha de alimentos mais saudáveis, possuir um hobby, passar mais tempo com os amigos e familiares, trabalhar no que gosta, são coisas que nos deixam felizes.
 
Cuide da sua saúde fazendo os check up clínico anual, e fazendo o que citamos acima. A saúde é prioridade em nossas escolhas. Não maltrate seu corpo com consumo de coisas nocivas, cuide dele com mais carinho e amor, pois ele é único.
 
E se você quiser cuidar do seu corpo através da reeducação alimentar, colocar em prática sua meta de 2017 em cuidar melhor da saúde, nos procure e marque uma consulta. Ficaremos muito feliz em te ajudar.
 
Mais saúde a todos!!
 
 
 
Consultório: Rua Dr. Pedro Monteiro, 178, Centro
Contato: 82 98804-2111. Maceió - Alagoas

terça-feira, 6 de junho de 2017

I Ciclo de Palestras em Nutrição da ALNUT

Confirmado!!

Vem aí o I Ciclo de Palestras em Nutrição da Associação Alagoana de Nutrição com o tema: "Nutrição Esportiva nas diferentes modalidades".

O evento acontecerá no dia 10/06/17 das 9h-12h no Centro Universitário Tiradentes (UNIT) nas salas 46/47 do Bloco D.

Um trio de peso estará compartilhando suas experiências cotidianas. Paulliana Buarque com os atletas de corrida, Joelma Marinho com os atletas de olimpíadas e Rinaldo Caporal com os atletas de jiu-jitsu.

Para associados da Alnut o evento será gratuito e para não sócios no valor de 20 reais.

Haverá entrega de certificado com carga horária de 3 horas.

Inscreva-se já!  Vagas Limitadas!

Informações (82) 99997.1427.

Inscrições no link https://goo.gl/forms/4uMRNv9Qs4qzRtyn2

terça-feira, 2 de maio de 2017

Vitamina C




As vitaminas são uma classe de compostos orgânicos complexos encontrada em pequenas quantidades na maioria dos alimentos. São essenciais para o bom funcionamento de muitos processos fisiológicos do corpo humano, por isso os alimentos ricos nestes micronutrientes não podem ficar fora de suas refeições.



A vitamina C ou ácido ascórbico é um importante antioxidante, pois protege as células do processo oxidativo, que contribui para a morte das mesmas.



Quimicamente, o ácido ascórbico é um material branco, hidrossolúvel e cristalino, e estável na forma seca. Quando em solução, pode ser facilmente oxidado, especialmente quando exposto à luz e ao calor. Por esse motivo, aconselhamos o consumo imediato de um suco de laranja ou limão, por exemplo. Mas o congelamento rápido e refrigeração ajudam a manter essa vitamina.



As fontes do ácido ascórbico são predominantemente as frutas e hortaliças, que podem sofrer diferenciação no conteúdo da vitamina devido ao seu estado de maturação e condições em que foram armazenadas.



A vitamina C é absorvida no trato digestivo e logo transportada para os tecidos e sangue. A recomendação desta vitamina é de 60mg por dia para indivíduos saudáveis. Em altas concentrações pode ser eliminada pela urina, mas também podem formar cálculos de uratos, oxalato ou cistina nos rins.



Felizmente a vitamina C tem vários benefícios, entre eles: produção e manutenção do colágeno, reduz infecções, participa do processo de cicatrização, ajuda na absorção de ferro, tem ação antioxidante juntamente com as vitaminas E e A. Por esses e outros benefícios não deixe de fora de suas refeições alimentos ricos nesta vitamina, como frutas (laranja, limão, abacaxi, caju, tangerina, goiaba, kiwi, etc.) e hortaliças/verduras (abóbora, alho, cebola, pimentão, tomate, etc.).



Lembre-se: quanto mais variada sua alimentação, mais nutrientes você consumirá. Faça da alimentação saudável o modo de prevenir ou retardar doenças.



Saúde!

 Consultório: Rua Pedro Monteiro, 178, Centro
Maceió - Alagoas

sábado, 15 de abril de 2017

Brigadeiro prestígio light

Ingredientes:
01 colher de sopa de margarina ou manteiga light
01 lata de leite condensado light
03 colheres de sopa de achocolatado light (pode substituir por cacau em pó)
Coco ralado seco, sem açúcar, para polvilhar

Modo de Preparo:
Numa panela, coloque a margarina, o leite condensado e o achocolatado light. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até aparecer o fundo da panela. Transfira o doce para um prato e deixe esfriar bem. Com as mãos molhadas, faça bolinhas e passe cada uma delas no coco ralado. Coloque em forminhas de papel e sirva.
Rendimento: 20 unidades com 68 calorias cada.
Fonte: Revista Ana Maria

Uma ótima pedida para essa páscoa!! Bom apetite!