sábado, 20 de maio de 2017

I Ciclo de Palestras em Nutrição da ALNUT



Vem aí o I Ciclo de Palestras em Nutrição da Associação Alagoana de Nutrição com o tema: "Nutrição Esportiva nas diferentes modalidades"

O evento acontecerá no dia 27/05/17 das 9h-12h no Centro Universitário Tiradentes (UNIT) nas salas 46/47 do Bloco D. 

Um trio de peso estará compartilhando suas experiências cotidianas. Paulliana Buarque com os atletas de corrida, Joelma Marinho com os atletas de olimpíadas e Fabiana Accioly com os atletas de triathlon. 

Para associados da Alnut o evento será gratuito e para não sócios no valor de 20 reais. 

Haverá entrega de certificado com carga horária de 3 horas. 

Inscreva-se já! Vagas limitadas!!

Inscrições no link: http://bit.ly/2q6U4JI

Informações (82) 99997-1427.

terça-feira, 2 de maio de 2017

Vitamina C




As vitaminas são uma classe de compostos orgânicos complexos encontrada em pequenas quantidades na maioria dos alimentos. São essenciais para o bom funcionamento de muitos processos fisiológicos do corpo humano, por isso os alimentos ricos nestes micronutrientes não podem ficar fora de suas refeições.



A vitamina C ou ácido ascórbico é um importante antioxidante, pois protege as células do processo oxidativo, que contribui para a morte das mesmas.



Quimicamente, o ácido ascórbico é um material branco, hidrossolúvel e cristalino, e estável na forma seca. Quando em solução, pode ser facilmente oxidado, especialmente quando exposto à luz e ao calor. Por esse motivo, aconselhamos o consumo imediato de um suco de laranja ou limão, por exemplo. Mas o congelamento rápido e refrigeração ajudam a manter essa vitamina.



As fontes do ácido ascórbico são predominantemente as frutas e hortaliças, que podem sofrer diferenciação no conteúdo da vitamina devido ao seu estado de maturação e condições em que foram armazenadas.



A vitamina C é absorvida no trato digestivo e logo transportada para os tecidos e sangue. A recomendação desta vitamina é de 60mg por dia para indivíduos saudáveis. Em altas concentrações pode ser eliminada pela urina, mas também podem formar cálculos de uratos, oxalato ou cistina nos rins.



Felizmente a vitamina C tem vários benefícios, entre eles: produção e manutenção do colágeno, reduz infecções, participa do processo de cicatrização, ajuda na absorção de ferro, tem ação antioxidante juntamente com as vitaminas E e A. Por esses e outros benefícios não deixe de fora de suas refeições alimentos ricos nesta vitamina, como frutas (laranja, limão, abacaxi, caju, tangerina, goiaba, kiwi, etc.) e hortaliças/verduras (abóbora, alho, cebola, pimentão, tomate, etc.).



Lembre-se: quanto mais variada sua alimentação, mais nutrientes você consumirá. Faça da alimentação saudável o modo de prevenir ou retardar doenças.



Saúde!

 Consultório: Rua Pedro Monteiro, 178, Centro
Maceió - Alagoas