quinta-feira, 17 de novembro de 2016

As Proteínas na alimentação do Idoso

A proteína está presente em 75% da nossa matéria seca, e é um dos mais importantes para nosso corpo, precisando estar presente em nossas principais refeições.

Através da ingestão de proteínas, receberemos aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo organismo, mas que participam do metabolismo, das paredes celulares e formação de enzimas. 

A recomendação dietética para indivíduos saudáveis é de 0,8g de proteína por quilo de peso. Mas isso pode ser alterado dependendo da idade, atividade física e presença de doenças que necessitem de uma diminuição ou aumento deste nutriente.

O declínio da massa magra no decorrer do tempo é comum, pois há uma redução no total de potássio, nitrogênio e conteúdo de água corporal. Em contrapartida, a massa gorda não diminui com a mesma proporcionalidade. 

A diminuição da massa muscular com a idade contribui para a debilidade do idoso, causando perda de força e declínio de reserva funcional, instabilidade postural e quedas.

Essa diminuição pode ser resultado de vários fatores: redução da taxa de síntese protéica, aumento da degradação de proteínas, diminuição no consumo de alimentos ricos neste nutriente, entre outros.

Contudo, observamos que o consumo elevado de proteínas também causa problemas orgânicos, principalmente predispor doenças renais. 

Por esses motivos, a ingestão de proteínas pelo idoso deve ser adequada às suas necessidades, a fim de evitar sua perda muscular e prejudicar seu estado nutricional.

Procure um nutricionista a fim de avaliar e orientar a quantidade adequada de proteínas na dieta, assim não correrá o risco de consumir a menos ou mais, mas sim a quantidade necessária que seu organismo precisa.

Abraço!

 


 

  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário