terça-feira, 13 de julho de 2010

Paliativo ou Tratamento?



Estava analisando uma propaganda de creme dental que promete alívio imediato na sensibilidade dos dentes aos líquidos gelados e como não sou odontóloga, minha visão é completamente leiga sobre o assunto, me fiz alguns questionamentos.

Se geralmente os dentes não apresentam sensibilidade ou dor, quais os motivos que podem causar esse sintoma? E quando isso acontece, qual seria o tratamento adequado?

Minha principal dúvida é: Será que o uso desse creme dental e possível alívio não poderia mascarar algo mais sério? Não seria como uma automedicação (deixando claro que o creme não é medicamento, estou usando como comparação)?

Quando estudamos fisiologia, aprendemos de maneira básica, que a dor é o modo que o corpo encontra para dizer que algo está errado, que algo o está incomodando. E o ideal é investigar o motivo para o tratamento certo.

Então ao usar esse creme e aliviar a sensibilidade, fará com que deixemos de buscar ajuda de um especialista, podendo agravar um problema dentário mais sério. Eu não vi na propaganda a mensagem: "Isso não o eximi da visita ao Cirugião Dentista".

Todo cuidado com nossa saúde é pouco. E essa nossa busca por soluções mais fáceis e rápidas podem nos custar a saúde. Por isso não abro mão do check up semestral.

Mas voltando ao creme dental, vou tirar minhas dúvidas com meu dentista e saber até que ponto ele pode ser usado e se realmente não pode esconder algo mais sério.

Uma ótima semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário