domingo, 18 de julho de 2010

Fígado: Seu Melhor Amigo



Infelizmente as pessoas geralmente têm pouco conhecimento da complexidade e da importância das milhares de funções vitais que o fígado realiza sem parar.

O fígado tem o tamanho aproximadamente de uma bola de futebol, sendo o segundo maior órgão do corpo (o primeiro é a pele). Ele desempenha um papel vital na regulação dos processos da vida. Suas funções principais são refinar e detoxificar tudo que você consome. É a fábrica interna de força química do seu corpo, transformando os nutrientes dos alimentos que você come em músculos, energia, hormônios, fatores de coagulação e imunológicos para a defesa do seu organismo.

Ele armazena algumas vitaminas, minerais e açúcares, regula o armazenamento de gordura e controla a produção e a eliminação do colesterol. A bile, produzida pelas células do fígado, ajuda você a digerir o seu alimento e absorver nutrientes importantes. O fígado neutraliza e destrói substâncias venenosas e metaboliza o álcool, mas ele tem um limite para isso, por isso não abuse. Ele pode ser seriamente danificado pelos drinques a mais.

Seu fígado depende de você para cuidar dele. O problema é que ele é um parceiro silencioso. Quando alguma coisa está errada, ele não reclama até que o dano esteja muito avançado. Assim você precisa manter uma alimentação saudável, evitar o excesso de álcool, praticar exercícios físicos, evitar a automedicação e respirar ar puro.

Cuide melhor dele, seu metabolismo agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário