quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dia Internacional do Homem



Eu não poderia deixar de homenagear os homens que fizeram, fazem e farão parte de minha vida. Neste dia de comemoração meio tímido ainda, agradeço a todos o carinho, amizade e compreensão que tiveram e tem com a minha pessoa.

E para comemorar este dia, aproveito para falar da saúde masculina, muitas vezes deixada de lado pelas obrigações diárias e tempo excasso para uma visita ao médico. Vão simplesmente empurrando com a barriga (e para alguns, que barriga!).

A Sociedade Brasileira de Urologia lançou alguns Orientações Preventivas, que podem ser seguidas sem maiores rodeios. Eis a listinha:

• As crianças devem ser avaliadas por um urologista para verificar problemas relacionados à fimose, ao criptoquirdismo (o testículo que não desce da barriga para a bolsa escrotal), entre outros assuntos.

• Todo pré-adolescente deve visitar o urologista para avaliação genital. Essa consulta poderia diagnosticar problemas como tumores nos testículos, comum nessa faixa etária.

• A ingestão abundante de água (de seis a oito copos) ao longo do dia deve ser hábito na prevenção de cálculos renais.

• A visita a um urologista a partir dos 40 anos para quem tem casos na família de câncer de próstata, ajuda no diagnostico precoce da doença. Quem não tem casos na família pode começar o check up anual a partir dos 45 anos.

• Lavar muito bem o pênis com água e sabão após relações sexuais puxando o prepúcio é a prevenção ao câncer de pênis.

• Usar camisinha é uma forma de se prevenir de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

• A qualquer sinal de disfunção erétil, procure um urologista e não se automedique. A impotência, como é popularmente chamada, pode ser conseqüência de outros problemas como cardiopatias (problemas do coração) e diabetes.

• Depressão, falta de desejo sexual, perda de energia, cansaço podem ser sintomas do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), conhecida popularmente como Andropausa. Não há prevenção para o problema, mas é importante aos primeiros sinais procurar um urologista para uma avaliação. O DAEM é mais comum em homens a partir dos 60 anos.

São dicas breves, mas necessárias. Futuramente abordarei em outros posts mais cuidados para prevenção de algumas doenças masculinas.

Feliz Dia Internacional do Homem. Sejam felizes e realizados, sempre!

Fonte das dicas: http://www.sbu.org.br/2010/03/orientacoes-preventivas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário