terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A Vitamina D e o Verão

Do total do cálcio no corpo, cerca de 99% encontra-se no tecido ósseo e 1% nas membranas e líquidos extracelulares. Mas para haver o equilíbrio no nosso organismo é necessário a interação metabólica entre o hormônio da paratireóide, estrogênio, testosterona, calcitonina e vitamina D ativa.

A vitamina D torna-se ativa no organismo com a ajuda dos raios ultravioletas, por isso a necessidade do indivíduo tomar pelo menos 10 minutos de banho de sol por dia.

Qualquer sinal de diminuição na concentração sanguínea de cálcio gera estímulo à ação do paratormônio a fim de restaurar sua concentração plasmática através da participação da vitamina D ativa, o aumento na absorção do cálcio dietético, a diminuição na excreção renal de cálcio e melhorar remodelação óssea.

A suplementação da vitamina D é recomendada em países do Norte europeu, tendo em vista as variáveis climáticas, mas por aqui, no Brasil, isto também está se tornando necessário, pela baixa exposição ao sol e consumo de alimentos ricos nesta vitamina.

Sabe-se que o elevado consumo alimentar de cálcio não previne a perda de massa óssea, vista com maior frequência na fase da menopausa, por isso é necessário mudanças no estilo de vida. 

Praticar atividade física ao ar livre, alimentar-se adequadamente, evitar cigarro e bebida alcoólica, ajudam na prevenção da osteoporose, problema comum em indivíduos acima de 60 anos ou pós-menopausa.

Medidas preventivas devem ser implantadas, de modo que a osteoporose não venha a causar maiores prejuízos à sociedade, por isso adicione em sua alimentação diária alimentos como peixes (atum, sardinha), leite e derivados, fígado de boi e ovos.

Para um acompanhamento nutricional mais adequado procure um profissional de Nutrição, que fará uma reeducação alimentar de acordo com a sua necessidade.

Saúde!!


Consultório: Rua Dr. Pedro Monteiro, 178, Centro
Maceió - Alagoas   
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário