terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Menopausa


Hoje trago mais um texto de uma colega da área de saúde. Espero que gostem.
 
"BOM DIA!

Hoje vou escrever para as mulheres maduras! 

A mulher passa por muitas fases em toda a sua vida e uma delas é a menopausa. Essa fase pode ser incômoda física e psicologicamente. E um psicólogo pode ser de grande ajuda nessa etapa.

A menopausa acontece em torno dos 50 anos e corresponde à última menstruação da mulher (que só pode se determinar e diagnosticar após 12 meses sem menstruar).

Desde o período que antecede a menopausa a mulher já começa ter alterações físicas e psíquicas. Algumas mulheres são mais sensíveis e vulneráveis do que as outras às flutuações hormonais típicas da menopausa.

As alterações hormonais e os fatores psicossociais marcam esse período e influenciam as características dos sintomas.

As mulheres mais sintomáticas, que podem e iniciam a reposição hormonal precocemente, costumam ter melhora dos sintomas com a terapia de reposição hormonal (TRH).


As mulheres que apresentam a partir da perimenopausa fenômenos psíquicos como alterações de memória, de humor, tristeza e desânimo, junto com mudanças comportamentais relatadas por elas e pela família, podem ter um efeito benéfico diante desses sintomas com a TRH.

Existem vários tipos de reposição hormonal, várias dosagens, vias de administração e contraindicações que podem ser individualizadas no tratamento ginecológico. 

Na menopausa é comum a mulher se queixar de diminuição de libido, do desejo de tocar e ser tocada e até uma certa estranheza e alteração na sensação e percepção provocada em parte pela alteração dos níveis do hormônio estrogênio.

Este é um momento de mudanças para mulher, com muitas incertezas. Porém pode ser superado e deve ser acompanhado por profissionais da saúde. 

Os aspectos psíquicos da menopausa devem ser de conhecimento de todas as pessoas para favorecer a qualidade de vida das mulheres nessa etapa da vida.
Os sintomas psíquicos da menopausa são: labilidade emocional; falta de confiança; alteração de humor; irritabilidade; ansiedade e depressão. 

O acompanhamento clínico preventivo sistemático, cuidado com a alimentação, prática de exercícios corporais e outras formas de tratamento, como grupos psicoeducacionais e psicoterapia individual, devem ser aconselhados e, principalmente, estimulados por qualquer profissional da saúde que acompanhe a mulher nesse período. 

Se cuide! Vá regularmente ao seu ginecologista e se os sintomas psíquicos atrapalharem sua vida, procure um psicólogo!"

Fonte: Psicóloga Fernanda Derenzi

Uma ótima semana a todos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário