terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Tensão pré-menstrual




A síndrome pré-menstrual afeta milhões de mulheres e pode ser caracterizada por diversos sintomas físicos, cognitivos e emocionais. Os sintomas envolvem mudanças de humor, com irritabilidade, tensão e inquietação.

A duração dos sintomas, geralmente, é de 3 a 7 dias antes da menstruação. De acordo com o principal sintoma presente e com o fator desencadeante, podemos classificar em quatro grupos principais:

Grupo A: mulheres com predominância de ansiedade, irritabilidade, alterações de humor ou tensão nervosa.

Grupo C: ocorrência de dor de cabeça, desejo por doces, cansaço, tremores e palpitação.

Grupo D: caracterizado por depressão, acompanhada por insônia, choro fácil, esquecimento e confusão mental.

Grupo H: caracterizado por ganho de peso, dores abdominais, edemas nas extremidades e displasia mamária.

Diversas estratégias para o tratamento da síndrome pré-mestrual têm sido propostas. Nos casos de sintomas leves, educação e terapia de comportamento, além de medidas como aumento da prática de atividade física e consumo de dietas saudáveis, podem ajudar. Já para mulheres com sintomas intensos, alguns medicamentos podem ser úteis. Entretanto, para algumas mulheres essas medidas podem não ser eficientes, sendo muitas dessas mulheres resistentes aos tratamentos tradicionais e farmacológicos. Dessa forma, passam a considerar outras possibilidades como suplementos dietéticos e terapias alternativas.

Alguns estudos observam que durante o período pré-menstrual há alterações no consumo energético e de macronutrientes, principalmente gorduras, carboidratos e açúcar simples, dessa forma se observa um aumento indesejável de peso.

É recomendado que, durante o período pré-menstrual, as mulheres consumam refeições pequenas e frequentes, ricas em carboidratos complexos, com o objetivo de melhorar alguns sintomas, como a tensão e depressão.

As modificações nos hábitos dietéticos e no estilo de vida podem ser consideradas como o tratamento para a síndrome pré-menstrual. Quando não for possível a manutenção de dietas balanceadas e nutricionalmente completas, o uso de suplementos de vitaminas e minerais pode ser necessário para o controle dos sintomas, para isso procure um nutricionista, que solicitará exames específicos e fará sua reeducação alimentar de acordo com suas necessidades.

Saúde!!   


Consultório: Rua Dr. Pedro Monteiro, 178, Centro
Maceió - Alagoas

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário