quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Esteatose Hepática




A destacada participação do fígado no metabolismo de carboidratos, lipídios, proteínas,vitaminas e minerais pode afetar significativamente o estado nutricional e equilíbrio orgânico quando da presença de anormalidades na função hepática. 


As doenças hepáticas ou hepatopatias podem ser agudas ou crônicas. Nas hepatopatias agudas há destruição de hepatócitos, sugerindo que a capacidade metabólica diminui como resultado do menor número de hepatócitos funcionantes. Nas hepatopatias crônicas além da diminuição do número de hepatócitos ocorre também alteração da microcirculação hepática. A alteração da circulação hepática, como resultado de lesão do órgão e consequente fibrose, é a base da falência funcional do fígado em doenças crônicas.

A esteatose hepática tem sido definida como acúmulo de gorduras no fígado, que nos últimos anos vem crescendo o número de casos diagnosticados de indivíduos com esta patologia. Entre as causas mais frequentes de esteatose no fígado estão a hepatite C e a doença hepática alcoólica, mas pode estar presente em casos de doença hepática gordurosa não alcoólica, como doenças familiares, exposição a agente ambiental, hipotireoidismo, entre outros.

Embora seja mais frequente por volta de 50 a 60 anos de idade, tem sido encontrada em crianças e adultos jovens. E apesar de acometer pacientes diabéticos, obesos e dislipidêmicos, pode também ser encontrada em pessoas magras e não diabéticas.

O tratamento da(s) causa(s) se faz necessário, para que o indivíduo se afaste do que está provocando o acúmulo de gordura no fígado, que pode ser viral, abuso de álcool, contato com substâncias tóxicas, medicamentos, resistência à insulina, etc.

A perda de peso por meio de dieta hipocalórica e atividade física, revelam-se o tratamento adequado para reduzir os níveis de enzimas hepáticas e o grau de esteatose hepática, mas, para isso, se faz necessário o acompanhamento de nutricionista e educador físico, pois indivíduos que perdem peso rapidamente podem aumentar a inflamação hepática e apresentar descompensação funcional do órgão, pelo aumento da liberação de ácidos graxos livres para o fígado.

Não deixem de fazer os exames clínicos anuais, doenças, como a esteatose hepática, são silenciosas, só descobrindo sua presença por meio de exames específicos.

Cuide-se!!


 Consultório: Rua Pedro Monteiro, 178,
Centro, Maceió/AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário