terça-feira, 18 de outubro de 2016

Obesidade e Emagrecimento


Hoje a obesidade atinge tanto países desenvolvidos quanto países em desenvolvimento, transformando-se em uma crise de saúde pública com aspecto de epidemia. Até as taxas de obesidade na infância tem aumentado continuamente.

A ocorrência da obesidade é mais alta entre mulheres, embora os homens apresentem taxas altas de sobrepeso e apresentam gordura abdominal mais acentuada, que podem levar a problemas cardiovasculares, dislipidemia e diabetes.

Estar acima do peso causa inúmeros desconfortos, tanto físicos como psíquicos. O cansaço, dificuldade em dormir e dores nas articulações das pernas são constantes, o que pode afastar a pessoa dos dos eventos sociais com amigos e familiares.

A causa da obesidade pode ser: 
  • Endógena: genética, neurológica, psicológica, endócrina, medicamentosa, metabólica.
  • Exógena: alimentação, estresse, inatividade física.
É importante identificar a causa individual da obesidade para um tratamento multidisciplinar adequado.
Com relação ao cuidado com a alimentação, é importante observar a qualidade, quantidade, frequência das refeições, uso de alguns medicamentos que interferem no metabolismo e os fatores psicológicos que levam à ingestão excessiva de alimentos, ingestão de gordura, entre outros.
Em todo tratamento da obesidade é necessário uma equipe de diversos profissionais especializados para que o resultado seja positivo e prazeroso. A saúde deve ser prioridade em nossa vida. Por isso, cuide-se!
Um abraço,
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário