O grão-de-bico é um vegetal leguminoso, pouco usado por aqui, mas presente nos pratos vegetarianos por ser rico em proteína e por isso um substituto da proteína animal.
Além disso, a leguminosa é fonte de vitaminas, minerais e fibras, ajudando na digestão e prevenindo várias doenças.
Saiba porquê o grão-de-bico é importante para a sua saúde:
1) Glicose. Por ser fonte de fibras, proteinas e ter índice glicêmico baixo, o grão-de-bico tem a função de regular o açúcar no sangue, podendo ser bastante benéfico aos diabéticos.
2) Doenças cardíacas. O magnésio e potássio, presentes na leguminosa, ajudam a regular a pressão arterial, a reduzir os triglicérides e o colesterol ruim (LDL), prevenindo assim algumas doenças cardiovasculares.
3) Sono. Com a presença do triptofano, aminoácido que ajuda na produção da serotonina, hormônio do bem estar e do relaxamento, uma porção de grão-de-bico favorece o bom humor e um sono reparador.
4) Ossos. Doses extras de cálcio, fósforo e vitamina K, estes micronutrientes dão um reforço na massa óssea, diminuindo o surgimento da osteoporose e prevenindo fraturas.
5) Obesidade. Por ser rico em fibras, o grão-de-bico, além de regular o intestino, dá saciedade, minimizando a sensação de fome.
6) Anemia. O ferro presente nesta leguminosa, pode dá um reforço na prevenção e tratamento de anemia ferropriva e, por isso, é um ótimo substituto do feijão.
Estes são alguns dos benefícios do grão-de-bico e se você não faz uso desta leguminosa, eu colocaria na sua lista de compras na próxima vez que fosse ao supermercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário