Hormônio produzido pela glândula pineal, que fica no cérebro, e liberada no início da noite, a melatonina regula o sono, participa da reparação celular e combate os radicais livres, que agridem o organismo. Hoje este hormônio também é usado como coadjuvante no controle da ansiedade e no tratamento da obesidade, já que muitas pessoas com sobrepeso apresentam distúrbios do sono.
Com o tempo, a produção de melatonina vai diminuindo e, às vezes, se faz necessário o uso do hormônio sintético, que corrige algumas irregularidades do sono, mas nem todas essas irregularidades ele resolve, como pra quem acorda no meio da noite e não consegue pegar mais no sono. Cada caso será avaliado, por isso deve ser usado com prescrição médica.
Mas existem alguns alimentos que podem ajudar na sua formação, que são os alimentos ricos em triptofano, como soja, peixes, ovos, castanhas, banana, arroz integral, linhaça, aveia e arroz integral.
Também tenha uma rotina antes de dormir, que favoreça adormecer com mais facilidade, tais como: não ficar exposta a tanta claridade, principalmente a luz azul das telas de tv, computador e celular; não consuma grandes quantidades de alimentos, próximo ao horário de dormir, pois dificulta a digestão e seu sono; ouça músicas relaxantes ou faça meditação e tome chás calmantes (camomila, melissa, mulungu).
Procure dormir cedo, pois assim, aproveitará melhor a liberação e benefícios da melatonina. Um sono reparador restaura todas as funções do seu organismo e contribui para a prevenção e tratamento de doenças crônicas. Bons sonhos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário