Ontem se comemorou o dia nacional e mundial de conscientização da Fibromialgia, síndrome clínica que se caracteriza por dores no corpo todo, principalmente muscular.
Além do sintoma de dores, ela pode desencadear sensação de cansaço excessivo (fadiga), sono não reparador, alteração de humor (ansiedade, depressão) e intestinal.
Para seu diagnóstico é necessário uma avaliação com o médico reumatologista, que irá fazer parte de uma equipe multidisciplinar, para o adequado tratamento.
Dentro desta equipe encontra-se o Nutricionista, que através de avaliação física, clínica e nutricional fará a dieta de acordo com as necessidades do paciente fibromiálgico.
O uso de alguns suplementos, como ômega 3, Coenzima Q10, complexo B, fitoterápicos, triptofano, cúrcuma, melatonina, pode ser necessário, mas irá depender do estado nutricional de cada paciente.
Já o uso de alimentos industrializados, ricos em açúcares, glutamato monossódico, sal, cafeína, e outros alimentos inflamatórios, devem ser evitados no dia a dia.
Não deixe de se cuidar e qualquer suspeita ou dúvida sobre os sintomas, marque uma consulta com um reumatologista para fazer o tratamento correto e ter uma melhor qualidade de vida.
Com carinho,
Joselita Santos
Nutrcionista Clínica
Consultas online:
📱 (82) 98804-2111
Consultas online:
📱 (82) 98804-2111
Nenhum comentário:
Postar um comentário