Os carboidratos são fontes de energia para todas as nossa atividades diárias. Até mesmo quando estamos em repouso. Por isso, sua importância na alimentação.
Mas durante a terceira idade, talvez não iremos precisar da mesma quantidade como na idade juvenil ou adulta, dependendo do ritmo de vida que tenha o idoso.
Os carboidratos devem corresponder aproximadamente 55 a 65% de nossa ingesta calórica diária, preferencialmente os chamados complexos, para que a sua liberação de glicose seja gradual. Lembrando que muitas pessoas acima de 60 anos podem apresentar diabetes, problemas do coração e obesidade, o que intensifica a qualidade dos carboidratos ingeridos.
Dietas com baixo teor de carboidratos podem promover a perda de peso e um controle maior nas taxas sanguíneas de glicose e triglicerídes, mas isso tem que ser avaliado com um profissional de nutrição para observar se há necessidade deste procedimento. Sem falar, que ao retirar esse grupo alimentar por conta própria, o indivíduo pode desenvolver desnutrição e diminuir sua capacidade psicomotora.
Os idosos podem apresentar alterações na síntese, secreção e absorção da glicose, precisando assim rever qual a quantidade de carboidratos por eles necessitados. Muitos nesta etapa da vida substituem o açúcar por adoçantes artificiais, o que dependendo do caso, pode ser mais prejudicial que se estivesse utilizando o próprio açúcar.
Cada indivíduo é único e suas necessidades de carboidratos também. Mas uma coisa é certa, diminuir a ingesta de alimentos ricos em carboidratos simples, como doces, chocolates, açúcar, pudins, pão branco, entre outros e substitui-los por carboidratos complexos, como mandioca, batata doce, alimentos integrais, entre outros, é uma maneira de minimizar os problemas de saúde causados por este primeiro grupo de alimentos.
Se tem dúvida quanto a quantidade e qualidade que deve ingerir, procure um profissional de Nutrição que irá orientá-lo e indicar os alimentos necessários para ter uma boa alimentação e melhor qualidade de vida. Podendo prevenir ou tratar doenças já existentes.
Um excelente dia!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário