domingo, 25 de julho de 2010

Volta às Aulas


As minhas férias chegaram ao fim. E este período para mim é um misto de saudades da vida boa, sem obrigação, pelo menos com os estudos, e ao mesmo tempo querendo chegar na sala de aula para rever os colegas e saber o que fizeram nestes dias de folga.

Eu adoro estudar, não consigo viver sem essa coisa de colegas de classes e novos aprendizados. Infelizmente não dá para fazer todos os cursos gostaria. Tenho que escolher os quais desejo me especializar. Acabei de terminar uma pós, desta vez em Segurança Alimentar e depois de um período de dois anos irei escolher uma em Direito.

Estudar é uma renovação de conhecimento, de humor, de vida. Você viaja nos livros, cria desejos, se expressa melhor, faz novas amizades e se diverte. Para mim, está sendo uma fase especial. Como é minha segunda graduação, estou tentando aproveitar melhor porque sei como as coisas funcionam. E sei que nem tudo é perfeitinho como a teoria nos ensina.

Agora você tem que gostar de ler. Ler muito e mais ainda. Não é possível dominar tudo mas aos poucos você se torna um generalista e depois um especialista.

Depois de 5 anos estudando Nutrição na graduação, foram mais 4 anos de pós graduação, o que me rendeu 3 especializações. E confesso que ainda tenho que ser generalista, porque as pessoas esperam isso de mim. E com Direito não será diferente: mais 5 anos de graduação e alguns mais de pós-graduação. E vão querer que eu saiba de tudo sobre diversos assuntos do Direito. Se acho ruim? Não, foi o que escolhi. E amo tudo que faço.

Bem, novo semestre, novos amigos, novos professores, novos conhecimentos. Então que chegue amanhã.

Ótima semana a todos.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A Higiene Íntima Feminina


Li esta reportagem no site da Revista Saúde! Assunto bastante pertinente, sempre, para nós mulheres, por isso fiz questão de reproduzir:

Os Cuidados com a Higiene Íntima Feminina

Por Adriana Toledo

Suor, gordura, umidade, urina e células mortas. Convenhamos que o assunto é embaraçoso e até escatológico. Mas não tem jeito: “Tudo isso habita as reentrâncias femininas, e basta um descuido para causar desde ardência, irritação e um constrangedor cheiro ruim até a multiplicação de fungos e bactérias nocivos”, alerta o ginecologista Alexandre Pupo, do Hospital Sírio- Libanês, em São Paulo. Para evitar esse pacote de encrencas, médicos da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a Febrasgo, revisaram 120 artigos científicos e elaboraram o I Guia de Condutas sobre Higiene Íntima Feminina, destinado tanto aos ginecologistas — que às vezes pecam por não orientar as pacientes — quanto ao público leigo.

“A ideia é responder a dúvidas referentes à frequência, ao modo correto de fazer a limpeza, aos produtos de higiene adequados, além de condutas para situações específicas”, descreve o ginecologista Nilson Roberto de Melo, presidente da Febrasgo. Seguir essas recomendações à risca é manter o sistema de defesa em ordem nessa região. “A vulva tem um pH ácido e é colonizada por lactobacilos, bactérias que formam uma barreira contra micro-organismos prejudiciais”, descreve o ginecologista Paulo Giraldo, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Não interferir demais nesse pH é, portanto, a primeira medida para prevenir não só coceiras e corrimentos mas também uma série de problemas.

“O excesso ou a falta de higiene e a utilização de produtos inapropriados alteram as defesas locais, favorecendo o ataque de germes como a clamídia, protagonista de infecções pélvicas que podem comprometer a fertilidade”, alerta o ginecologista César Eduardo Fernandes, da Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo. E, uma vez em contato com vírus ameaçadores, como o da hepatite, se o contra-ataque das células defensoras não estiver preparado, o risco de contrair essas doenças aumenta.

Atenção, mulheres! O fundamental é deixar qualquer constrangimento de lado. Pegue um espelho e, sem o menor receio, analise cada detalhe de sua região íntima. Na ilustração à esquerda, abaixo, identificamos as áreas que precisam ser muito bem higienizadas. Esqueça a região interna da vagina — esqueça mesmo! Duchas e introdução de produtos não são aconselhadas, exceto sob prescrição médica. “O foco da limpeza deve se resumir ao monte púbico, à pele da vulva, à raiz das coxas, à região perianal — entre a vulva e o ânus — e ao interior dos grandes e dos pequenos lábios”, ensina Paulo Giraldo.

A compra do produto
O sabonete mais apropriado é sempre aquele classificado como hipoalergênico na embalagem. O termo indica que a fórmula foi desenvolvida com o intuito de provocar menos alergias nessa área, que, diga-se, se ressente por qualquer bobagem. Aliás, por isso mesmo, dê preferência aos sabonetes íntimos. “Eles geralmente contêm ácido lático, um componente natural da pele, que confere um pH ideal”, justifica o dermatologista Mario César Pires, do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo.

Segundo Pires, os sabonetes alcalinos ou neutros não são indicados porque tornam as condições da região hostis à multiplicação dos lactobacilos que defendem a vulva. Os produtos em barra também não são uma boa opção. “Além de serem muito abrasivos, são normalmente compartilhados por toda a família, o que facilita a contaminação”, afirma Paulo Giraldo.

A última dica é escolher sabonetes com detergência suave, que formem pouca espuma — eles afetam menos a barreira cutânea. Para mulheres que vivem na correria e não são alérgicas, os lenços umedecidos são uma alternativa para a higiene no meio do dia. Vale testá-lo antes, no antebraço, para observar eventuais reações. Se nada acontecer, está liberado.

A última etapa do ritual é geralmente a mais negligenciada — a hidratação. Muitas integrantes do time feminino nem fazem ideia de que devem apelar para ela se a pele dos genitais estiver muito ressecada, especialmente após a menopausa. “A dica é recorrer a fórmulas não oleosas, que devem ser aplicadas somente nas regiões de pele”, explica Giraldo.

Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0324/corpo/conteudo_563230.shtml

Abraço!

domingo, 18 de julho de 2010

Fígado: Seu Melhor Amigo



Infelizmente as pessoas geralmente têm pouco conhecimento da complexidade e da importância das milhares de funções vitais que o fígado realiza sem parar.

O fígado tem o tamanho aproximadamente de uma bola de futebol, sendo o segundo maior órgão do corpo (o primeiro é a pele). Ele desempenha um papel vital na regulação dos processos da vida. Suas funções principais são refinar e detoxificar tudo que você consome. É a fábrica interna de força química do seu corpo, transformando os nutrientes dos alimentos que você come em músculos, energia, hormônios, fatores de coagulação e imunológicos para a defesa do seu organismo.

Ele armazena algumas vitaminas, minerais e açúcares, regula o armazenamento de gordura e controla a produção e a eliminação do colesterol. A bile, produzida pelas células do fígado, ajuda você a digerir o seu alimento e absorver nutrientes importantes. O fígado neutraliza e destrói substâncias venenosas e metaboliza o álcool, mas ele tem um limite para isso, por isso não abuse. Ele pode ser seriamente danificado pelos drinques a mais.

Seu fígado depende de você para cuidar dele. O problema é que ele é um parceiro silencioso. Quando alguma coisa está errada, ele não reclama até que o dano esteja muito avançado. Assim você precisa manter uma alimentação saudável, evitar o excesso de álcool, praticar exercícios físicos, evitar a automedicação e respirar ar puro.

Cuide melhor dele, seu metabolismo agradece!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dia Internacional do Homem



Eu não poderia deixar de homenagear os homens que fizeram, fazem e farão parte de minha vida. Neste dia de comemoração meio tímido ainda, agradeço a todos o carinho, amizade e compreensão que tiveram e tem com a minha pessoa.

E para comemorar este dia, aproveito para falar da saúde masculina, muitas vezes deixada de lado pelas obrigações diárias e tempo excasso para uma visita ao médico. Vão simplesmente empurrando com a barriga (e para alguns, que barriga!).

A Sociedade Brasileira de Urologia lançou alguns Orientações Preventivas, que podem ser seguidas sem maiores rodeios. Eis a listinha:

• As crianças devem ser avaliadas por um urologista para verificar problemas relacionados à fimose, ao criptoquirdismo (o testículo que não desce da barriga para a bolsa escrotal), entre outros assuntos.

• Todo pré-adolescente deve visitar o urologista para avaliação genital. Essa consulta poderia diagnosticar problemas como tumores nos testículos, comum nessa faixa etária.

• A ingestão abundante de água (de seis a oito copos) ao longo do dia deve ser hábito na prevenção de cálculos renais.

• A visita a um urologista a partir dos 40 anos para quem tem casos na família de câncer de próstata, ajuda no diagnostico precoce da doença. Quem não tem casos na família pode começar o check up anual a partir dos 45 anos.

• Lavar muito bem o pênis com água e sabão após relações sexuais puxando o prepúcio é a prevenção ao câncer de pênis.

• Usar camisinha é uma forma de se prevenir de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

• A qualquer sinal de disfunção erétil, procure um urologista e não se automedique. A impotência, como é popularmente chamada, pode ser conseqüência de outros problemas como cardiopatias (problemas do coração) e diabetes.

• Depressão, falta de desejo sexual, perda de energia, cansaço podem ser sintomas do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), conhecida popularmente como Andropausa. Não há prevenção para o problema, mas é importante aos primeiros sinais procurar um urologista para uma avaliação. O DAEM é mais comum em homens a partir dos 60 anos.

São dicas breves, mas necessárias. Futuramente abordarei em outros posts mais cuidados para prevenção de algumas doenças masculinas.

Feliz Dia Internacional do Homem. Sejam felizes e realizados, sempre!

Fonte das dicas: http://www.sbu.org.br/2010/03/orientacoes-preventivas/

Braços Fortes, Mãos Amigas



(As cheias de Alagoas e Pernambuco e a atuação do 71º BI MTZ e outros órgãos de segurança)

Por Valério Caetano

Não sentiremos saudades de junho. A seleção nacional, símbolo maior do nosso sentimento de brasilidade, tropeçou e mais uma vez voltou para casa sem o tão sonhado título. Enquanto patinávamos na copa a fúria das águas deixou um rastro de destruição sem precedentes nos estados de Alagoas e Pernambuco, varrendo cidades inteiras do mapa e desabrigando milhares de pessoas.Foi este o cenário encontrado pelas tropas do 71º BI Mtz que participaram, e ainda participam do multirão social formado pela defesa civil, polícia, bombeiros e voluntários, para fazer frente ao maior desastre natural já ocorrido nestes dois estados.
As fortes chuvas se intensificaram em 18 de junho de 2010, e neste mesmo dia o Batalhão Duarte Coelho recebeu pedidos de ajuda de várias cidades do agreste meridional, colocando imediatamente a disposição das cidades atingidas todo seu aparato operacional e logístico. Aqui em Garanhuns, o Bairro Liberdade foi o mais afetado, e por ordem do Ten. Cel. Evaldo Ferreira Baptista foram deslocados para lá nos dias 18 e 19 de junho cerca de cinco viaturas e cem militares do 71º que ajudaram aos demais órgãos de segurança e de defesa civil da cidade, na remoção de famílias que estavam em áreas de risco. Os desabrigados foram levados para o Conjunto residencial José Ferreira Filho e seus pertences transportados por viaturas do Exército Brasileiro. O soldado Eudes José Lopes de Melo participou dos dois dias de trabalho no Bairro Liberdade. “Foram dois dias exaustivos onde o cansaço foi superado por um sentimento maior: ajudar pessoas de minha cidade que se encontravam em situação difícil”, disse Eudes.

A GARANTIA DA LEI E DA ORDEM

Uma das missões constitucionais do Exército é a Garantia da Lei e da ordem. A Lei Complementar nº 97, de 09 de junho de 1999, normatiza o emprego das Forças armadas, e em seu Artigo 15º Parágrafo 2º diz:
§ 2o “A atuação das Forças Armadas, na garantia da lei e da ordem, por iniciativa de quaisquer dos poderes constitucionais, ocorrerá de acordo com as diretrizes baixadas em ato do Presidente da República, após esgotados os instrumentos destinados à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, relacionados no art. 144 da Constituição Federal.”
O Ten Cel Evaldo avalia de forma positiva a ação realizada no Bairro da Liberdade. Para ele, foi determinante o bom entrosamento do Exército com os órgãos de defesa civil e segurança pública da cidade. “Durante os dois dias em que nossa unidade atuou aqui em Garanhuns na remoção de famílias das áreas de risco, ajudou muito a boa comunicação que tive com os demais órgãos envolvidos no apoio. Ficamos em contato direto e assim conseguimos otimizar o atendimento dando mais capilaridade ao socorro. Penso que apesar de ser uma experiência triste,ela nos trouxe lições e ensinamentos. É preciso que nos antecipemos a calamidades como esta. Precisamos aprimorar as ações da defesa civil da cidade dotando-a de um aparato técnico-profissional para que este importante instrumento possa fazer um trabalho de prevenção com um monitoramento constante de áreas de risco. Isso sem dúvidas minimizará os efeitos de enxurradas,” afirmou o Comandante do 71º BI Mtz.

A AÇÃO DO 71º BI MTZ POR OCASIÃO DA ENCHENTE EM ALAGOAS

Dia 20 de junho de 2010, desta vez cumprindo determinação do escalão superior o 71º BI Mtz foi novamente acionado face à forte enchente que se abateu sobre o estado alagoano. Foram deslocados para a cidade de União dos Palmares cerca de 120 militares que lá atuaram no isolamento de áreas de risco, fizeram operações de salvamento com botes e proporcionaram segurança para que a defesa civil tivesse tranqüilidade e condições para organizar a doação de alimentos. A ação continua. Até o fechamento deste artigo, 80 homens do Exército representados pelo 71º BI Mtz permaneciam nas áreas atingidas, sobretudo nas cidades de Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares.
A Psicóloga alagoana, Janine Tenório de Souza (CRP 2015/15ª) presenciou muitas das ações do 71º, e falou à Gazeta de Garanhuns. Ela trabalha no CAPS alagoano (centro de atenção psico-social). “Quando soube tragédia estava em Maceió e pela minha condição de psicóloga do CAPS, desloquei-me no mesmo dia para a região de União dos Palmares e São José da Laje. O cenário era de guerra. Vi a cidade praticamente destruída, mas me aliviou ver a presença do Exército. Não somente eles, mas todos os demais órgãos como bombeiros, defesa civil, polícia e voluntários, foram exemplos de força quando a fragilidade e o desespero eram as palavras de ordem entre os desabrigados. Foi uma tragédia que não escolheu classe social. A Prefeita de Branquinha fugiu da água se abrigando em cima da laje de sua casa,” revelou Janine Tenório.

UMA PONTE PARA A ESPERANÇA

Como parte das ações desencadeadas pelo Comando do Exército, o 3º Batalhão de Engenharia de Combate deslocou-se da cidade de Cachoeira do Sul-RS. Setenta militares especializados chegaram à Garanhuns, e daqui seguiram para Altinho onde a ponte sobre o Rio Una foi totalmente destruída. O Exército vai montar uma ponte metálica de 30 metros que substituirá provisoriamente a ponte original.O trabalho começou dia 07 de julho e leva cinco dias para ficar pronto. Isso, certamente trará alívio para os moradores, sinalizando uma normalização no fluxo de pessoas e veículos daquela cidade.

A VITÓRIA DA SOLIDARIEDADE

O que ficou evidente nestes tristes dias de junho foi a capacidade de solidariedade do povo brasileiro. Doações afluíram de todo país e estão servindo para amenizar um pouco o sofrimento daqueles que perderam tudo menos a esperança. A hora é de recomeçar. Cidades precisarão ser reconstruídas, e a dignidade de um lar, devolvida a quem perdeu a casa. Nesta ação de ajuda aos irmãos nordestinos, mas que um preceito constitucional, o que motivou instituições como o Exército, Bombeiros, Polícia e Defesa Civil, foi a grande capacidade de altruísmo do nosso povo. O sentimento de tristeza estava na face de quem ajudava e de quem era ajudado. O Brasil não venceu a copa, mas em Alagoas e Pernambuco, distantes milhares de quilômetros da África, as dificuldades estão sendo vencidas com a solidariedade e o esforço de homens e mulheres de braços fortes e mãos amigas.

Valério Caetano é formado em História pela Universidade de Pernambuco e 1º Sgt do Exército Brasileiro (valeriocaetano@hotmail.com)

Foto: Cidade de São José da Lage/AL.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Paliativo ou Tratamento?



Estava analisando uma propaganda de creme dental que promete alívio imediato na sensibilidade dos dentes aos líquidos gelados e como não sou odontóloga, minha visão é completamente leiga sobre o assunto, me fiz alguns questionamentos.

Se geralmente os dentes não apresentam sensibilidade ou dor, quais os motivos que podem causar esse sintoma? E quando isso acontece, qual seria o tratamento adequado?

Minha principal dúvida é: Será que o uso desse creme dental e possível alívio não poderia mascarar algo mais sério? Não seria como uma automedicação (deixando claro que o creme não é medicamento, estou usando como comparação)?

Quando estudamos fisiologia, aprendemos de maneira básica, que a dor é o modo que o corpo encontra para dizer que algo está errado, que algo o está incomodando. E o ideal é investigar o motivo para o tratamento certo.

Então ao usar esse creme e aliviar a sensibilidade, fará com que deixemos de buscar ajuda de um especialista, podendo agravar um problema dentário mais sério. Eu não vi na propaganda a mensagem: "Isso não o eximi da visita ao Cirugião Dentista".

Todo cuidado com nossa saúde é pouco. E essa nossa busca por soluções mais fáceis e rápidas podem nos custar a saúde. Por isso não abro mão do check up semestral.

Mas voltando ao creme dental, vou tirar minhas dúvidas com meu dentista e saber até que ponto ele pode ser usado e se realmente não pode esconder algo mais sério.

Uma ótima semana!!!

sábado, 10 de julho de 2010

Dia de Narcisismo



Finalmente entrei de férias. Terei até a última semana deste mês de julho para descansar, ler coisas diversas (que não seja apenas relacionada com Nutrição e Direito), e cuidar mais de mim. E aproveitando esse momento de folga, estou cultuando meu lado narcisista. Tenho encontrado na net vários blogs falando de beleza, alguns até um pouco repetitivo, mas no geral com dicas ótimas de cuidados com o cabelo, pele, unhas, make up, lançamentos de produtos...nossa...eu que adoro cremes, esmaltes, maquiagens e afins, fico com vontade de provar tudo....mas como só tenho um corpo e estou em contenção de despesas, só quando eu acabar os cosméticos que eu já tenho para adquirir as novidades.

Adoro me maquiar, mas não gosto de tirar a maquiagem...principalmente quando se chega em casa morrendo de sono. Mas descobri os mais rápidos removedores de maquiagem: Leite de Colônia e Leite de Rosa. Baratinhos e com umas três aplicações limpa bem a pele...depois é só continuar os outros cuidados.

Estava lendo sobre a facilidade em obter beleza, tudo pode ser encontrado em cremes, cápsulas, mesas de cirurgias, mas como nutricionista ainda acredito que muita coisa possa ser evitada e tratada com uma alimentação mais saudável, atividade física e um hobby. Gastamos rios de dinheiro com cremes caros e não paramos para comer um cacho de uva, maçã ou outra fruta de nossa preferência, que custam bem menos e tem um poder de cuidar e regenerar a pele bem maior.

Sabe aquele hidratante cheiroso, caro, que promete cuidar de sua pele por 8 horas seguidas? Não acredito que ele tenha esse efeito todo se você não toma água, não come frutas e verduras. A água é um hidratante natural e as frutas e verduras são ricas em vitaminas, minerais, fibras e água. Tudo que contribue para uma regeneração celular adequada.

Agora que é bom tirar um tempo só para se cuidar, isso é indiscutível. Tomar aquele banho, passar óleo ou hidratante corporal, fazer manicure e pedicure, hidratar os cabelos...é tudo de bom. Amo esses momentos. E você? Qual foi a última vez que se cuidou?

Foto: google.com

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Interações entre Medicamentos e Alimentos



As interações entre medicamentos e alimentos podem reduzir ou aumentar o efeito de uma droga, resultando em uma falha na sua ação terapêutica ou no aumento de sua toxidade. Consequentemente, efeitos adversos podem ocorrer e contribuir para a morbidade e o prolongamento do tempo do tratamento, já que os alimentos podem interferir na absorção, metabolismo e eliminação dos medicamentos.

Os medicamentos podem ter a absorção aumentada ou diminuída por alterações no trato gastrointestinal do indivíduo. E os alimentos quando presentes no estômago ou intestino podem contribuir neste processo de absorção.

Os alimentos gordurosos dificultam o esvaziamento gástrico em mais de duas horas, consequentemente uma droga administrada, via oral, logo após a ingestão de tais alimentos, teria sua absorção retardada. Já os alimentos ricos em proteínas provocam um efeito inverso: aumentam a absorção de alguns medicamentos, por aumentarem o fluxo sanguíneo na região estomacal. A quantidade de fibra na dieta também interfere na absorção dos mesmos, pois essa pode alterar a microflora intestinal, comprometendo o tempo de trânsito dos medicamentos. Alguns fármacos são mais efetivos se tomados quando o estômago estiver vazio.

Alimentos ricos em minerais, como o leite e derivados que são ricos em cálcio, podem formar substâncias (quelatos) que prejudicam a absorção de determinados fármacos, como a tetraciclina. As tetraciclinas e penicilinas são melhores absorvidas quando ingeridas em jejum.

A prática de tomar medicamentos junto com as refeições pode provocar diminuição, demora, aceleração ou modificação da ação e efeito do fármaco ou do nutriente, o que pode prejudicar o estado nutricional do indivíduo.

O uso de plantas medicinais em forma de chá caseiro é bastante comum em nossa sociedade. Só que os extratos de plantas são misturas de inúmeros componentes. Essa multiplicidade de ingredientes combina com o fato de muitos usuários tenderem a possuir condições crônicas para as quais com freqüência utilizam vários medicamentos, o que podem provocar uma interação entre os componentes fitoterápicos e os fármacos.

A interação entre nutrientes, alimentos e plantas medicinais com medicamentos é uma realidade e pode produzir alteração na resposta destes últimos. A equipe de saúde multidisciplinar deve ajudar o paciente a melhor utilizar tais produtos. Por isso é sempre aconselhável o paciente informar ao seu médico e/ou nutricionista, de que maneira administra (com ou sem alimentos) os medicamentos por ele utilizados, a fim de diminuir os riscos e aumentar o aproveitamento dos mesmos.

sábado, 3 de julho de 2010

Sua idade pela matemática do sexo



Li e fiz essa pegadinha. Achei bem divertido...risos.

Não diga sua idade! Eu vou dizer..

Não trapaceie, é rápido!

1. Primeiro: escolha o número de vezes que voce gostaria de fazer sexo na semana (mais do que 1 e menos do que 10)

2. Multiplique o número por 2 (apenas para ser ousado)

3. Adicione 5

4. Multiplique por 50 (vou esperar enquanto você pega uma calculadora)

5. Se você já tiver feito aniversário este ano, some 1760. Se não tiver feito, 1759.

6. Agora, subtraia os quatro dígitos do ano em que você nasceu.


Você agora deve ter um número de três digitos. O primeiro dígito foi o número de vezes que você escolheu para fazer sexo e os próximos dois números são SUA IDADE!

Fonte: http://extra.globo.com/blogs/paoduro/